Buscar
  • Amanda Barreiros

Sinais do Distúrbio do Processamento Auditivo

- Ouço mas não entendo

- Preciso ler mais de uma vez para compreender

- Tenho dificuldade para me concentrar

- Estou com dificuldade para interpretar textos e desenvolver a escrita

- A minha memória é péssima

- Tenho dificuldade em compreender a fala

- Quando estou em um ambiente ruidoso tenho dificuldade em ouvir e prestar atenção

- Quando estou conversando com várias pessoas não consigo compreender


Essas são algumas "queixas" que chegam na clínica de pacientes com alteração no processamento auditivo.

Mas, o que seria o processamento auditivo?

Processamento auditivo é a capacidade que nosso cérebro tem para usar a informação que chegou pelo nossos ouvidos, ou seja é a interpretação que o cérebro faz do som que ouvimos.

Pessoas com alteração no processamento auditivo conseguem detectar os sons mas não conseguem interpretar as informações contidas nele.


Quais são as causas do distúrbio do processamento auditivo (DPAC)

As causas mais comuns do DPAC são as de origem genética; lesões cerebrais por anoxia ou traumatismo craniano; otites de repetição; presença de outros distúrbios neurológicos, atraso de maturação das vias auditivas do SNC, envelhecimento natural do cérebro; hereditariedade; falta de estímulos sonoros durante a infância.


Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através da avaliação do processamento auditivo central. O exame é realizado por um fonoaudiólogo após a avaliação audiometrica completa . A avaliação do PAC é feita em cabine acústica, com fones de ouvido através de testes específicos que avaliam a função auditiva central. Os testes podem ser aplicados em crianças a partir dos 5 anos, e tem a finalidade de identificar quais as habilidades auditivas a criança possui maior dificuldade e eles servirão de orientação para a terapia fonoaudiológica.


Como é o tratamento?

Após a confirmação do diagnóstico o tratamento consiste em um programa de reabilitação fonoaudiológica com o objetivo de treinar o cérebro para desenvolver as habilidades que estão alteradas através da estimulação destas habilidades. A participação da família e a orientação da escola é muito importante para um maior sucesso na terapia.

#processamentoauditivo

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo